O que é? Como funciona?

O que é?

O WebSIG dQa é uma plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica) colaborativa de suporte à gestão e visualização de dados georreferenciados sobre os recursos hídricos em Portugal com a qual se pretende criar um canal de cooperação e comunicação entre os cidadãos e as entidades fiscalizadoras que actuam no domínio dos recursos hídricos com o objectivo de melhorar o desempenho destas nas suas funções de fiscalização.

A plataforma será assim um meio de apoio ao processo colaborativo através da disponibilização de um conjunto de informação relacionada com os recursos hídricos em Portugal e de funcionalidades dedicadas à participação pública, funcionalidades essas que permitem a qualquer cidadão dar o seu contributo para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos no nosso país através da inserção de informação relevante sobre os usos e actividades que contribuam ou que sejam susceptíveis de contribuir para a degradação da qualidade da água.  Este inventário funcionará como um meio de reforço da eficácia e prontidão das entidades fiscalizadoras perante as situações comunicadas pelos cidadãos. 

 

Como funciona?

Para participar no WebSIG terá em primeiro lugar de efectuar o seu registo na plataforma e posteriormente fazer o login.

Depois de cumpridos os passos anteriores estará em condições de submeter a informação, bastando para isso aceder ao WebSIG e clicar no mapa no local onde verificou o ponto crítico que pretende inserir no inventário. Do lado esquerdo aparecerá o ícone "Inserir ponto crítico", no qual deverá clicar para aceder ao formulário que lhe permite inserir toda a informação relevante para incluir o seu ponto crítico no inventário de usos e actividades susceptíveis de comprometer a qualidade dos recursos hídricos. Sempre que possível, a informação inserida deverá ser complementada com a inclusão de fotos ou vídeos.

A informação inserida ficará visivel após aprovação pela equipa do projecto.