Importância

A água desempenha um papel vital e insubstituível em todo o equilíbrio ecológico, sendo um recurso natural imprescindível à manutenção da Vida na Terra.

Trata-se de um recurso essencial para a satisfação das necessidades básicas da população humana que desempenha também um papel fundamental para o desenvolvimento, em particular na criação e manutenção de riqueza através da agricultura, da pesca comercial, da produção de eletricidade, da indústria, dos transportes e do turismo, sendo absolutamente vital para todos os ecossistemas globais.

Por ser essencial e existirem reservas limitadas, apesar de durante milhares de anos ter subsistido a ideia de que era um recurso infinito, a água é cada vez mais estratégica. Cada vez mais se discute a necessidade do seu uso racional, a sua aparentemente inevitável escassez e a degradação das suas reservas.

Hoje em dia, o aumento da procura deste recurso aliado ao desperdício que se faz dele tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade e qualidade de água doce no nosso planeta. Tendo em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades da nossa vida e que apenas 0,7% de toda a água existente no planeta é que está disponível para ser consumida pelo Homem é essencial que a opinião pública esteja consciente acerca das questões que muito provavelmente terá de enfrentar num futuro relativamente próximo.