Formação para a comunidade Cigana

 

 

 

A equipa do projecto dQa promoveu a formação sobre a preservação dos recursos hídricos e a importância dos rios junto da comunidade cigana portuguesa.
Para além dos esforços de integração da comunidade cigana desenvolvidos nos últimos anos pelo Estado Português, muitas famílias ciganas ainda se encontram a usufruir de alojamento precário onde, apesar da sua maioria já se encontrar servida pela rede pública de abastecimento de água, alguns continuam sem ligação à rede de saneamento básico.
No intuito de promover a inclusão social, o intercâmbio cultural e de formar e sensibilizar os cidadãos desta comunidade minoritária, que é muitas vezes vítima de exclusão devido ao preconceito, o projecto dQa, em colaboração com vários municípios e outras entidades, promoveu quatro acções de sensibilização sobre a importância da água para cidadãos da comunidade cigana portuguesa.
A primeira das acções para a comunidade cigana realizou-se em Dezembro de 2014 em Abrantes e envolveu a colaboração do município e da mediadora Tânia Sousa. Esta acção foi largamente participada, tendo contado com a presença de mais de 50 cidadãos provenientes de diversas famílias da comunidade cigana abrantina. Após a formação, os presentes participaram num lanche convívio animado por música popular e cantares tradicionais. 

Seguiu-se outra acção, em Abril de 2015, no Centro de Estágio Habitacional de Coimbra, realizada em colaboração com o Município de Coimbra e a Associação Trampolim - Associação de Intervenção Cultural, onde participaram cerca de 15 cidadãos. Esta acção originou o convite feito à equipa do projecto para a dinamização de uma sessão de sensibilização realizada na Escola Básica do Ingote em Coimbra, em Junho, sobre a importância da água. 

Também em 2015, e ainda com o objetivo de combate à exclusão social e de formação de minorias, a equipa do projecto realizou em Maio, em Salvaterra de Magos, uma acção de formação sobre a importância da água, a convite da equipa do RSI – Rendimento Social de Inserção - de Salvaterra de Magos, onde participaram todos os beneficiários do Rendimento Social de Inserção deste Concelho, num total de mais de 65 pessoas.

 

 

Clique aqui para ver as fotos das acções.