O que é o aQQua?

 

No âmbito do projeto dQa foi criada a figura do ativista aQQua que levou ao desenvolvimento de uma equipa de voluntários, distribuídos regionalmente, para monitorização da qualidade dos cursos de água.

À equipa de voluntários foi dada formação através de duas acções, uma vocacionada para a componente teórica e uma outra acção de conteúdo prático, realizada em campo. Estas acções de formação tiveram como objectivo desenvolver nos voluntários as competências necessárias para o desempenho das actividades de monitorização, nomeadamente no que respeita ao conhecimento dos índices bióticos.

A formação dos voluntários foi realizada por uma equipa de especialistas do CITAB - Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Aos voluntários aQQua coube depois a tarefa de monitorizar, entre os meses de Abril a Outubro, alguns parâmetros importantes para a determinação da qualidade da água. Os ativistas voluntários contribuiram também para uma avaliação da qualidade do habitat ripário e para a determinação da qualidade da água recorrendo a índices bióticos e à comunidade de macroinvertebrados presentes nos cursos de água locais.