Monitorização da qualidade dos cursos de água - Elementos biológicos

As comunidades de macroinvertebrados bentónicos têm sido largamente utilizadas para avaliar a qualidade biológica de ecossistemas de água correntes devido à sua grande diversidade taxonómica, à qual se associa uma acentuada sensibilidade a factores ecológicos, nomeadamente no que se refere a especificidade para certos habitats e às suas diferentes sensibilidades a vários tipos de pressões humanas (contaminação orgânica, acidificação, degradação morfológica, etc.).
A amostragem de macroinvertebrados bentónicos decorreu durante a Primavera, em todos os cursos de água selecionados, com excepção do Rio Ave, que pela sua tipologia não permite a aplicação da metodologia utilizada.
A metodologia utilizada na amostragem, triagem e identificação de macroinvertebrados bentónicos teve por base as directrizes definidas pelo “Manual para a avaliação biológica da qualidade da água em sistemas fluviais segundo a Directiva Quadro da Água”.

Os resultados para este parâmetro encontram-se resumidos no Quadro 2.

Quadro 2. Classificação dos cursos de água com base nos resultados obtidos na análise do índice de Macroinvertebrados bentónicos

           

 

...  ...  ...

 

Veja AQUI mais fotos